Dr. Pedro Paulo Filho

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Dr. Pedro Paulo Filho
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Preservação Ambiental

ESTRADA DE FERRO

(1.914)

Em 1911, os médicos Emílio Ribas e Victor Godinho projetaram uma vila sanitária em Campos do Jordão para tratamento de várias moléstias.

O acesso, porém, era difícil, fazendo-se a cavalo, por liteiras ou bangüês.

Obtiveram do Governo de São Paulo autorização para a construção de uma estrada de ferro, interligando Pindamonhangaba à região de Campos do Jordão.

Obtida a concessão, contrataram o empreiteiro português Sebastião de Oliveira Damas, especialista na construção de ferrovias.

Os trabalhos iniciaram-se em 1912 e foram concluídos em 1914. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, a empresa de Ribas e Godinho, a S. A. Estrada de Ferro Campos do Jordão, entrou em grave crise financeira, pondo em perigo a continuidade do tráfego.

Graças, contudo, ao Presidente de São Paulo, dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, a ferrovia foi encampada pelo Governo, do Estado, o que permitiu a sua sobrevivência até hoje.

Na Parada Cacique, já em Campos do Jordão, a E. F. C. J. possui o ponto culminante ferroviário do Brasil, com

 
1.740 metros de altitude, operando com sistema de simples aderência, sem cremalheiras, embora vença em seu leito rampas de até 10%.

Prestou relevantes serviços a Campos do Jordão no transporte de enfermos no Ciclo da Cura, no transporte de turistas e materiais destinados à construção de sanatórios e hotéis. Atualmente, opera turisticamente e no transporte urbano de Campos do Jordão e de Pindamonhangaba, interligando ambas cidades.

Dr. Pedro Paulo Filho