Dr. Pedro Paulo Filho

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Biografia Crônicas Livros Poesias Galeria Contato
Dr. Pedro Paulo Filho
Ciclo do Ouro
Três Pinheiros
A Estância
Ciclo da Cura (1874 - 1940)
A fundação
Vila Jaguaribe
A Estação de Ferro
Vila Abernéssia
Vila Capivari
Ciclo do Turismo
Preservação Ambiental

A FUNDAÇÃO DO MUNICIPIO

O Ciclo da Cura (1.874 – 1960)

Em 1874, um fazendeiro de Pindamonhangaba, o português Matheus da Costa Pinto, subiu a Serra da Mantiqueira, provavelmente necessitado do clima de altitude, adquirindo vastas áreas de terras à beira do Rio Imbiri.

Encantado com a região, logo levantou uma capela em honra de São Matheus, instalou uma vendinha, montou uma pensão para “respirantes†(denominação que se dava aos enfermos do pulmão), criou uma pousada para forasteiros e ergueu uma escola.

O povo começou a chamar o local de Vila de São Matheus do Imbiri, histórica precursora de Campos do Jordão.

A região possuía muitas fazendas, mas em razão de seu espírito humanitário e de seus propósitos comunitários, as autoridades jordanenses resolveram fixar a data de fundação de Campos do Jordão no dia em que Matheus da Costa Pinto adquiriu as suas terras, ou seja, em 29 de abril de 1874.

Campos do Jordão tornou-se importante estação de tratamento de tuberculose ao longo de décadas, o que lhe valeu grande preconceito aos seus habitantes e retardamento do processo do desenvolvimento turistico.

O primeiro sanatório construido foi em 1929 - o Sanatório Divina Providência, seguido do Sanatório São Paulo em 1930. Depois, inaugurou-se o Sanatório S-1, em 1931, construido por Sanatorinhos. Em 1934, a Entidade ergueu outro hospital - S-2, e em 1935, foi construido o Sanatório São Vicente de Paulo, para crianças.

Nas décadas de 30 e 40 surgiram o Sanatório Santa Cruz, o Sanatório São Cristóvão, o Sanatório São Francisco Xavier e o Sanatório Ebenezer.

Nas décadas de 40 e 50 começaram a funcionar o Sanatórios de Santos, o Sanatório S-3, o Sanatório Sirio, o Sanatório N. S. das Mercês e os pavilhões do Bandeira Paulista Contra a Tuberculose.

Integraram essa cadeia de solidariedade humana a Santa Casa - Hospital "Adhemar de Barros", a Casa da Criança e o Dispensário de Tuberculose. A maioria dos Sanatorios foram edificados em áreas doadas pelo Embaixador José Carlos de Macedo Soares, que recebeu da Administração Pública a denominação da principal via pública de Vila Capivari e a denominação do Forum de Campos do Jordão.

Dr. Pedro Paulo Filho