Dr. Pedro Paulo Filho

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Biografia Crônicas Livros Poesias Galeria Contato
Dr. Pedro Paulo Filho
Ciclo do Ouro
Três Pinheiros
A Estância
Ciclo da Cura (1874 - 1940)
A fundação
Vila Jaguaribe
A Estação de Ferro
Vila Abernéssia
Vila Capivari
Ciclo do Turismo
Preservação Ambiental

VILA JAGUARIBE

(1918)

Posteriormente, uma vasta área foi comprada pelo médico Domingos José Nogueira Jaguaribe, político, escritor e fundador do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Cidadão de largo prestígio, abolicionista, republicano e defensor do municipalismo, o dr. Domingos Jaguaribe empenhou toda a sua influência política para carrear benefícios públicos para a Vila de São Matheus, onde construiu moradia e fez inúmeras doações.

Começou a escrever no “Jornal do Brasil†sobre as qualidades terapêuticas do clima jordanense na cura de doenças pulmonares, revelando-se pioneiro no tratamento do alcoolismo através do hipnotismo. Criou a legenda Campos do Jordão, a "Suíça Brasileira", escrevendo no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro.

 

Iniciou campanha para divulgar a excelência das águas minerais de Campos do Jordão, onde se situam as nascentes mais altas do Rio da Prata, situada no bairro Umuarama.

Postulou das autoridades que nas cerimônias oficiais os brindes fossem feitos com as águas de Campos do Jordão e não com bebidas alcoólicas.

Em reconhecimento ao seu ingente trabalho, a população iniciou um movimento para mudar a denominação do povoado para Vila Jaguaribe, o que se concretizou em 1.915.

De fato, um mapa de São Paulo, publicado pelo Governo do Estado, em 1918, acusava a localidade de Vila Jaguaribe, e não de Campos do Jordão, na época, Distrito de São Bento do Sapucaí.

O Dr. Domingos Jaguaribe lançou campanha nacional para que a Capital da República fosse instalada em Campos do Jordão.

Dr. Pedro Paulo Filho